top of page
Buscar
  • Foto do escritorRedação G7

Baleia de espécie rara é encontrada morta na praia de Pernambuco, Guarujá


Foto: Arquivo Pessoal/Luiz Torres


Uma baleia-de-Bryde (Balaenoptera edeni) de aproximadamente 14 metros e 9 toneladas apareceu morta na faixa de areia de uma praia de Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (1º). O animal marinho chamou a atenção de moradores que passavam pela região (veja mais imagens abaixo).


Foi o caso do fotógrafo Luiz Torres, morador de Guarujá, que estava realizando sua caminhada matinal pela faixa de areia quando se deparou com a baleia, por volta das 7h. Ele decidiu tirar algumas fotos, mas afirma que não é a primeira que vê encalhada na região.


Biólogos e veterinários do Instituto Gremar, em ação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), já estavam no local e, durante a manhã, realizaram exames necroscópicos para definir as causas da morte e obter mais informações sobre o animal. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) também foi notificado sobre o aparecimento do cetáceo morto.


De acordo com o instituto, a baleia adulta, fêmea, estava abaixo do peso, o que indica prováveis complicações em seu estado de saúde, a serem identificadas após a análise das amostras colhidas.



Foto: Arquivo Pessoal/Luiz Torres


Após finalizada a autópsia, a baleia deverá ser enterrada em um terreno público para que, possivelmente, o esqueleto seja usado em futuras pesquisas.

Foto: Arquivo Pessoal/Luiz Torres


FONTE/G1

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page